PROJETO UIVOS & MIADOS

Por Mônica Silva

Descaso com as comunidades

Descontentamento total com os acontecimentos de descaso para com os animais dentro das comunidades no qual o setor responsável não tem nenhuma eficiência.

Fatores primordiais deveriam ser melhor discutidos com a população, veterinários, ativistas e protetores.

Atualmente no Brasil existem mais de 150.000 médicos veterinários registrados no conselho de Medicina Veterinária. Precisamos de ação diferenciada em conjunto para termos resultados positivos. Afinal qual o propósito da Subem? Este bem-estar animal, castração e adoção tem que ter resultados efetivos e que finalmente façam algo verdadeiro aos animais.

A secretaria precisa de um defensor de animais, que entenda da causa verdadeiramente e que se doe. Moro em uma comunidade no RJ. Vivemos o caos com muitos animais de rua, em situação de risco e abandono. Conseguimos, em alguns casos, parcerias com veterinários para esterilização de animais a preço de custo. Com este projeto já conseguimos mais de 1000 animais castrados, porém o abandono aumenta de forma acelerada e a dificuldade em achar vaga de castração gratuita pela prefeitura cresce a cada ano. Nós, protetores, nos viramos do jeito que dá e muitas vezes ficamos endividados, sem estrutura e de mãos atadas. Vivemos em prol dos animais. As pessoas nos procuram e infelizmente não temos como atender a todos. Precisamos de soluções. Nossa luta é trazer benefício e ajuda para os animais e para sociedade tais como:

Aumento e facilidade no número de castração, apoio aos protetores e abrigo, conscientização sobre a causa animal, palestra sobre o tema em escolas, faculdades e comunidade desde às categorias de base, leis cada vez mais severas, hospital veterinário e farmácia popular.

Desde 2006, meu compromisso como ativista é proteger os animais e seus habitats, criando referência para futuras gerações. A raiz do meu trabalho é formar um movimento de conscientização. Em 2016 eu e a protetora Jô Nascimento fundamos o Projeto Uivos e Miados que resgata cães e gatos abandonados

Desde Junho deste ano, nosso grupo tem um ponto de adoção em frente ao metrô da Praça Antero de Quental, no Leblon. Resgatamos cães e gatos em situações de riscos, como em lixeiras ou dentro de valões. A nossa missão é essa, dar uma oportunidade para que esses seres possam ter uma vida feliz. Contamos com a ajuda de alguns voluntários. Infelizmente, está cada vez mais difícil o resgate por falta de recursos e estrutura.

Existe carência de informações disponíveis sobre o tema, ainda há muita gente que descarta bichinhos nas ruas como mercadoria que não se usa mais. Sem castração e expostos a doenças, eles acabam procriando e aumentando o problema que tem origem no abandono.

Mas, apesar de todos os obstáculos, boas notícias também chegam, como o convite da Radialista Luciana Valle, feito graças à repercussão positiva do trabalho feito através do Projeto Uivos e Miados, para a realização de um programa informativo e educativo na Rádio Nacional que tem como objetivo tratar dos direitos animais. A coluna “Momento Pet” vai ao ar todas às segundas-feiras, às 15h45, e tem dez minutos de duração.

O Projeto Uivos e Miados promove feiras de adoções. Interessados em adotar um cachorro ou gato são orientados sobre adoção responsável e assinam um termo de responsabilidade se comprometendo a castrar o animal e prover os outros cuidados necessários.

O ponto de adoção funciona todas sexta-feira, das 10 às 17h e todos os sábados no hipermercado Extra do Maracanã. (Rua José Higino 115- ( Maracanã)

Na Praça Antero de Quental no Leblon(RJ) e no Hipermercado Extra para quem não pode adotar, mas quer ajudar, um aviso: Nosso grupo precisa regularmente precisa de doações para comprar ração e materiais de higiene, etc.

PARA AJUDAR:

https://www.facebook.com/projetouivosemiados

Instagram: www.instagram.com/projetouivosemiados

Blog: https://monicapetsilva.blogspot.com/?m=1

Monica Silva

(Ativista, blogueira e atriz)



Este texto foi publicado em terça-feira, maio 14th, 2019 às 10:12 am na(s) categoria(s) Geral. Você pode acompanhar todos os comentários deste post através do feed RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou dar trackback através do seu próprio site.

Deixe um comentário

Seu comentário