Pernambuco conquista prêmio mundial

De:

Marcos OAP (marcosoaph@gmail.com) .
Enviada: segunda-feira, 29 de junho de 2015
Para: Carlos Amorim (brasaespalhada@hotmail.com)

Bom dia Carlos, tudo bom?

Primeiramente me desculpe na demora pra responder seu e-mail, essas semanas estão sendo bem agitadas, minha caixa de mail ta cheia, e isso ta me tomando um pouco mais de tempo pra responder todo mundo.

Fico muito MUITO feliz com seu contato e muito feliz em poder compartilhar um pouquinho sobre o nosso projeto contigo. Manda um abraço bem grande pra toda a comunidade de pessoas cegas ai do Piauí meu amigo:) Gostei muito dos seus questionamentos, dá pra ver que você  como eu também tem muito interesse por esse nosso trabalho que amamos tanto faze-lo.

A inscrição foi realizada pelo site do programa (www.youthaward.org) em 2014. Passamos o ano de 2014 praticamente todo só realizando entrevistas e testes com protótipos em diversas associações de cegos e avaliamos muitos concorrentes, como bengalas eletrônicas e projetos similares, que também usam sensores ultrassônicos para ajudar a guiar/alertar o cego. Porém, a grande maioria tenta fazer a substituição da bengala guia, e vimos que este era um fator preocupante e que em sua maioria não dava certo. Por isso entendemos que nossa tecnologia, a principio, seja algo complementar a bengala, até pra podermos garantir um melhor custo-benefício.

A princípio os objetivos desse projeto eram mais acadêmicos. Estava mais relacionado a produção/disseminação do conhecimento, publicação de artigos e a exploração dos conceitos sobre Wearable Computers/IOT, tópicos de tecnologia tão atuais no momento. Porém, no decorrer das pesquisas de campo, após a realização de várias interações nas associações de cegos para entrevistas (para identificação dos problemas chaves enfrentados) e testes com os protótipos (passando por iterações em uma evolução de 6 protótipos) começamos a nos aproximar demais dos voluntários da pesquisa, e compartilhar do mesmo sentimento. Vimos estampado em seus sorrisos a sensação de felicidade e liberdade que estávamos conseguindo lhes atribuir com aqueles protótipos, e tudo aquilo era e é muito gratificante pra todos nós. Sabermos que estamos fazendo a diferença na vida de alguém. Foi a partir dai que decidi levar esse projeto a frente e o transformar em realidade para os milhões de outros cegos no Brasil/mundo.

Isso me fez começar a inscrever o projeto em diversas iniciativas, eventos e premiações para poder conseguir colocar o AnnuitWalk pra frente. Com isso tivemos a honra de ser ganhadores globais da premiação chancelada pela ONU, o World Summit Youth Award 2014/15 e de ter sido finalistas/selecionados em diversas outras mostras e premiações pelo Brasil, como o Startup and Makers Camp da Campus Party Recife e a Competição Intel de Sistemas Embarcados na SBESC, dentre outros. Porém nenhum desses ainda nos rendeu nenhuma premiação em dinheiro, nos renderam bastante divulgação/disseminação de nossas ideias. Isso tudo ta sendo muito bom pra nós, inclusive poder contar com o apoio de todos vocês, é muito gratificante! É de todo esse apoio que precisávamos pra colocar nosso projeto pra frente e transforma-lo em realidade. Estamos nos estruturando agora, e a procura de bons investidores e parceiros que queiram nos ajudar e compartilham de nosso mesmo sonho. Somos muito gratos a todos que tem nos ajudado nesse sentido: muito obrigado!

Pode ter certeza de uma coisa, eu não irei medir esforços, vou estar sempre dando o meu máximo pelo AnnuitWalk. Todos vocês da comunidade de cegos aí do Piauí podem contar comigo! Essa é bem a linha de projetos que quero sempre trabalhar, projetos de impacto social, projetos tecnológicos/inovadores para transformação das tecnologias assistivas no melhoramento da qualidade de vida de pessoas que sofram algum tipo de deficiência. Isso tudo muito me encanta e sempre me fez ficar com brilho nos olhos:

Eu vou copiar aqui embaixo um texto explicativo do projeto/contexto que pode ser interessante pra ti.

Gostaria muito de conversar mais com você. Porém meu tempo ta bem corrido ultimamente. Caso deseje pode ficar a vontade pra pegar/entrar em contato comigo por qualquer um dos meios disponíveis em minha assinatura e/ou encaminhar esse e-mail pra quem julgar ter interesse:)

————————— Inicio do Texto Anexo —————————

Descrição curta:

O AnnuitWalk se trata de um conjunto soluções atuante na acessibilidade de deficientes visuais que objetiva o melhoramento da sua mobilidade: Um óculos inteligente para detecção de obstáculos; aplicativos mobile/wearables que podem funcionar de forma integrada para geolocalização/recomendação de rota; e serviço web que consolida todos os dados e oferece uma ferramenta para acesso das informações relevantes aos governos.

Descrição do problema/contexto/pesquisa/objetivos:

No censo demográfico realizado pelo IBGE em 2010 observa-se resultados sobre o grau de acessibilidade. Mais de 92% das cidades do Brasil são inacessíveis e nenhum município tem todas as vias públicas adequadas. A deficiência visual é a primeira colocada dentre as deficiências presentes no país, com 35,7 (cerca de 6.5m cegas) milhões de pessoas afetadas. Realizando um paralelo com dados globais, vemos que no total existem mais de 314 milhões deficientes visuais em todo o mundo, e 90% vivem em países em desenvolvimento segundo o último Relatório Mundial Sobre as Deficiências da Organização Mundial de Saúde – OMS.

Visto que a mobilidade é uma questão difícil para as pessoas com deficiência visual, o nosso projeto fornece uma solução para ajudá-los a caminhar em suas cidades com mais segurança. A ideia principal é promover a inclusão social dessas pessoas, dando mais conforto e independência no seu deslocamento. Nossa intenção é trazer uma experiência de cidade mais acessível melhorando a sua detecção de obstáculos e conhecimento do meio por onde trafega através de recursos de descrição de ambiente e recomendação de rotas.

Ao conduzirmos nosso primeiro ano de pesquisa em diversas instituições de cegos no Brasil, em 2014, tivemos ainda a oportunidade de entrevistar 276 voluntários, ouvi-los sobre seus problemas de mobilidade, e testar uma evolução de 6 protótipos para validação dos conceitos que propomos. Descobrimos que esta questão é muito relevante para eles, pois muitos relataram que se sentem desconfortáveis ao caminhar apenas com a bengala-guia, correndo o risco de acidentalmente bater em alguém ou até mesmo se acidentar pela ocorrência de obstáculos que a maioria das tecnologias assistivas (TA’s) tradicionais não protegem. Com base nisso, nossa solução é focada em resolver seus problemas diários de mobilidade, servindo como guia e principalmente instrumento de auxílio à TA’s tradicionais. Ao captar obstáculos ocorridos na parte superior de seu corpo (cabines telefônicas, placas, construções mal sinalizadas, etc.) não detectados por instrumentos assistivos comuns, nossa tecnologia emite um alerta para que o cego desvie, evitando acidentes.

Nós realmente queremos ajudar a transformar a qualidade de vida dessas pessoas por meio do AnnuitWalk. Acreditamos que nossa tecnologia pode contribuir muito com essa parcela da população muitas vezes esquecida, e o impacto de seus benefícios vimos de perto com nossos queridos voluntários ao lhe proporcionar não só uma maior autonomia ao sair de casa, mas também efeitos psicológicos que repercutiam com a melhora de suas capacidades, auto-confiança e principalmente menor reclusão, lhes proporcionando uma maior inclusão social.

Descrição da solução/funcionamento geral/fator inovação:

O projeto AnnuitWalk desenvolveu um óculos inteligente atuante na mobilidade de deficientes visuais, que por meio de sensores ultrassônicos detecta os obstáculos a frente do usuário e o alerta através de acessórios tecnológicos vestíveis como “pulseiras de vibração”. Podendo este ser personalizado de acordo com os ensejos do usuário e necessidades especiais de adaptação. Sobre isso, é importante destacar que estas características admitem também um diferencial em nossa tecnologia, pois visto que a grande maioria das Tecnologias Assistivas (TA’s) para mobilidade disponíveis no mercado normalmente atendem somente grandes parcelas, que sofram de apenas uma deficiência, desconsiderando indivíduos que também possui outras necessidades singulares. Por exemplo, um cego que sofra de múltiplas deficiências, como a ausência de seus membros superiores, não poderia usar uma TA tradicional como uma bengala-guia, ficando este sem opções favoráveis.

Além disso, temos também todo um conjunto de sistemas, aplicações e webservices que fazem do AnnuitWalk único. Um aplicativo mobile (Android/iOS) é responsável pelo processamento dos dados da rota do usuário. Ele pode ser usado de forma: independente, ou seja, sem a necessidades dos óculos, atribuindo ao usuário uma recomendação de caminho por meio de serviço de geolocalização; ou integrada por meio de conexão bluetooth trazendo ainda mais recursos, como um “report automático de obstáculos” e integração com tecnologias vestíveis. Todos os dados captados no percurso também são sincronizados com nosso webservice, apontando em um mapa regiões críticas ou inacessíveis em vias públicas através de uma ferramenta de monitoramento que pode ser usada para tomada de ações públicas, como reparos, por parte de entidades governamentais.

Assim, nossa tecnologia minimiza os riscos de acidentes e fornece descrição, utilização confortável, serviços de geolocalização, recomendação de rotas, e flexibilidade de adaptação às necessidades pessoais do usuário. Não existe nada igual no mercado. Nosso objetivo era construir uma solução mais eficiente, atribuindo à Tecnologias Assistivas recursos poderosos presentes em tecnologias emergentes, como Smart Cities e IOT/Wearable Computers, até então pouco explorados para este fim. Este tem sido um dos aspectos de fundamental importância e inovador que nos levou a construir uma TA mais inteligente e que se destaca dentre as demais do mercado.

————————— Fim do Texto Anexo —————————

Espero que goste desse conteúdo e que isso possa te ajudar. Na verdade eu tenho muito mais o que falar e gostaria muito de te ouvir também, porém meu tempo ta bem curto.

Se quiser saber também um pouquinho mais e acompanhar as novidades do projeto dá uma olhada em nossa página no facebook (www.facebook.com/annuitwalk) e twitter (twitter.com/annuitwalk).

Qualquer coisa estou a disposição.

Grande abraço pra ti,



Tags: ,
Este texto foi publicado em terça-feira, junho 30th, 2015 às 8:09 am na(s) categoria(s) Geral. Você pode acompanhar todos os comentários deste post através do feed RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou dar trackback através do seu próprio site.

Deixe um comentário

Seu comentário