Orgulho do Piauí

ciroQuero parabenizar o senador Ciro Nogueira(PP-PI), pelo importante pronunciamento feito no plenário do Senado Federal denunciando e solicitando providencias contra a morosidade do Instituto Nacional da Propriedade Industrial/INPI, em virtude dos intermináveis prazos para a concessão de Carta Patente aos depósitos aprovados de pedido de análise.

O discurso do senador foi veemente e oportuno, elencou várias instituições em todo o mundo que tem as mesmas atribuições do INPI, cercou-se de informações dos modus operacionais das instituições de outros países. Foi um discurso técnico beirando a perfeição, gerando imensa credibilidade na explanação demonstrada. Os comparativos mencionados referente à performance da instituição brasileira com outras em países desenvolvidos apontam gritantes diferenças, quando o prazo limite lá fora gira em torno de dois anos no Brasil lamentavelmente demanda em média treze anos.

Em conformidade com o comentário do senador a morosidade existente causa imensos prejuízos às invenções, em virtude da perda de valores tecnológicos e funcionais, quando as invenções são submetidas a inutilidade cumulado com o processo de produto obsoleto causando gigantescos prejuízos  de milhões de reais ao Brasil.

O parlamentar protagonizou excelente prestação de serviço colocando o dedo em uma ferida crônica que até então era intocada por razões e motivos que fogem ao entendimento do cidadão brasileiro. A estrutura que o INPI disponibiliza para atender imensa demanda reprimida é simplesmente vexatória, inoperante, crítica e descompromissada.

Quero crer que após o brilhante pronunciamento do senador Ciro Nogueira, sejam implementada providencias para que esse vergonhoso episódio INPI seja penalizado, cumpra sua obrigação de ofício e procure respeitar seus clientes  e consequentemente o povo brasileiro.

É necessário elaboração de legislação rigorosa e vigorosa para que ao mínimo deslize haja punição severa, que normas, regras e ditames sejam respeitados. Acredito que o senador conseguiu captar para si admiração e respeito de milhares de cidadãos e cidadãs prejudicados pelo comportamento e procedimento inadequado da instituição INPI.

Quero nesta oportunidade reconhecer a importante matéria publicada no jornal o Estado de São Paulo, edição do dia 20 de abril de 2014 que provocou perplexidade ao parlamentar. Sinto-me lisonjeado, respeitado e protegido pela ação, determinação, coragem, independência e liberdade do senador piauiense Ciro Nogueira.



Tags: , ,
Este texto foi publicado em quinta-feira, maio 15th, 2014 às 9:20 am na(s) categoria(s) Geral. Você pode acompanhar todos os comentários deste post através do feed RSS 2.0. Você pode deixar um comentário, ou dar trackback através do seu próprio site.

Deixe um comentário

Seu comentário