Cães x Carros

A explicação pode ser encontrada na origem animal.

“O comportamento de perseguir veículos tem explicação, inicialmente de um predador.

O comportamento nasce do medo e o instinto que o cão sente daquele veículo grande, barulhento e rápido que invadiu seu território”, “Então, começa a tentar espantá-lo com latidos. Obviamente o cachorro vence, visto que o veículo, invariavelmente, ‘foge’. Para o cão, se fugiu é porque é presa. Logo, ele se sente muito poderoso e passa a repetir aquele comportamento de ‘caça’ sempre que vê um veículo com aquelas características”.

Instinto primitivo

A origem dos cães conta que eles eram predadores, com instinto de perseguir “suas caças”. Ainda que um carro não seja uma presa, na cabeça do cachorro, talvez possa ser.

Medo

O medo pode ser uma causa muito comum.

O cãozinho pode sentir pânico ao se deparar com um veículo barulhento, que se movimenta e é bem maior que ele.

Se você é o tutor…

Se o seu cãozinho, durante o passeio, quer correr atrás dos carros, é necessário repreendê-lo. Diga “não” quando ele tentar sair correndo, e, conforme, ele ficar parado, dê petiscos e faça elogios.

No caso do medo ser por que o cachorro corre atrás de carros, o método deve ser outro. Você precisa mostrar a ele que veículos e motos não oferecem perigo. Faça isso quando encontrar automóveis e motocicletas parados, dizendo palavras que incentivem o cão a ter um bom relacionamento.

Vale lembrar que este comportamento pode ser perigoso para o cão, ele pode acabar se machucando nessas “caçadas de brincadeira”, o mais indicado é que você procure a ajuda de um adestrador.

Cachorro perseguindo motos

Os motoqueiros são as vítimas favoritas das perseguições de cachorro. É muito comum uma motocicleta entrar na rua e o cão começar a perseguir a moto, não é? Os motivos e como resolver esse problema são os mesmos para os veículos: repreender e recompensar com agrados.

Se você é motoristas…

O que devem fazer nesses casos. “O melhor que se pode fazer é parar o veículo ou moto e esperar alguns segundos até que o cachorro desista para seguir viagem. Para o cachorro é um jogo de caça. Se a presa para, rapidamente o jogo acaba”.

Projeto Uivos e Miados

Site: www.projetouivosemiados.com

Por Mônica Pet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima